Jesus Veio Para Nos Dar Vida com Abundância
(João 10:10)
Rev. João Duarte, 10 de setembro de 2000.
Introdução: A nossa sociedade embora tenha mais abundância do que os seus antepassados vive nas trevas e não é feliz. E porquê? Porque rejeitou Deus. As escolas ensinam os estudantes que Deus não existe e que o mundo não foi criado por Deus mas foi o resultado de um acidente que ocorreu milhões e billiões de anos atrás. As igrejas, em geral, estão vazias porque as pessoas estão mais interessadas em ganhar dinheiro, ficar em casa a ver televisão, assistir aos esportos e clubes do que louvar e agradecer a Deus que os criou e lhes deu tanta abundância. O resultado de tudo isto é que as pessoas não tendo direcção divina para os guiar, estão vivendo vidas corruptas e vazias. Bem disse o salmista: "disse o néscio no seu coração: não há Deus" (Salmo 53:2). Ele explica logo a seguir que devido a tal loucura a sociedade "têm-se corrompido e têm cometido abominável iniquidade: não há ninguém que faça o bem" (Salmo 53:1). Quando olhamos para a nossa sociedade podemos ver os frutos feios do pecado de uma geração que tem voltado as costas a Deus. Os casamentos acabam em divórcio porque não há respeito, fidelidade e amor. Os filhos são desobedientes aos pais e não respeitam ninguém. Os operários roubam os seus patrões sem nenhuma consciência. Os patrões tentam oprimir e enganar os seus operários. Os padrões morais estão invertidos. Hoje viver juntos sem estarem casados é considerado normal e aceitado pela maioria. O sexo é praticado fora do casamento como fazendo parte de uma boa relação do namoro. Milhões de bebés estão sendo assasinados nos hospitais por doutores e mães que fazem abortos. Homens e mulheres têm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo e demandam que as sua accões sejam consideradas normais. A mentira e a corrupção é preferível há verdade e honestidade. Os lares que deviam ser um lugar de protecção são zonas de guerras diariamente onde os maridos abusam das mulheres e os pais dos filhos. Não há honestidade, pureza, sinceridade, paz, alegria, paciência, bondade e carinho dentro dos lares porque Cristo está de fora e o pecado reina nos corações das pessoas. Os roubos, os homicídios, o ódio, a inveja, a ganância, a cobiça, a imoralidade, a mentira, o orgulho, a hipocrisia, a idolatria, as feiteicerias, a arrogância, o egoísmo, a falsidade e a vaidade são frutos de pessoas que não têm Cristo nas suas vidas. Outros são religiosos e dão uma aparência exterior de justiça, mas, interiormente vivem vidas tristes e vazias porque seguem rituais e tradições dos homens e não têm Cristo nos corações.
Contudo, embora o mundo vive em trevas e na corrupção devemos nos encorajar com as palavras de Jesus que nos ensinou o seguinte: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (João 10:10). Sim, o diabo veio ao jardim do Eden com uma única intenção: destruir, matar e roubar o que Deus criou- a raça humana (Gênesis 3). Ele tentou Adão e Eva para que desobedecem-se a Deus e ficassem separados de Deus. O pecado nos separa de Deus e nos condena ao inferno (leia Mateus 25:41,46). Todos os males deste mundo são o resultado das obras malignas do diabo: o pecado. Há, mas Cristo veio ao mundo para destruir as obras do diabo (I João 3:8). Jesus veio ao mundo para dar vida e vida com abundância.
Para podermos ser a luz do mundo e resplandecer o fruto do Espírito Santo precisamos ter Cristo na nossa vida. Notem que nem todos são filhos de Deus (João 8:42-44; Mateus 7:13-14, 21-23). Se todos fossem filhos de Deus não havia inferno nem precisava Cristo vir a este mundo.
A. Eu preciso de ter sede de viver esta nova vida que Cristo me quer dar (João 7:37; 3:19-21).
Eu preciso de reconhecer que sou um pecador/a e que preciso de mudar de vida (Romanos 3:19-20,23; Provérbios 28:13; Mateus 3:2,8). A pessoa que tem sede de Cristo está pronta a humilhar-se diante de Deus, reconhecer os seus pecados e admitir que precisa de mudar de vida.
C. Eu preciso compreender que as minhas boas obras não podem contribuir para a minha salvação. E porquê?
D. Eu preciso receber pela fé Cristo como o único que me pode salvar dos meus pecados
(João 1:12; 3:16,36; 5:24; 6:47; Actos 10:43; 15:1-2,7-11; 16:30-31; I João 5:11-13).